Vou mostrar agora dois procedimentos que uso para desamassar latarias. Cada procedimento é indicado e aplicado segundo a posição em que houve o amassado e a sua acessibilidade ao uso das ferramentas. São procedimentos básicos e podem ser usados em diversas situações.
Primeiro: acesso por fora do carro, sem desmontagem.
Segundo: Acesso por dentro, com desmontagem.
Primeiro: acesso por fora do carro, sem desmontagem.
Neste caso, uma abordagem externa é considerada, já que o local é de difícil acesso, e seria muito prático que uma desmontagem da tapeçaria, fosse evitada. Faz-se a desmontagem externa, tirando a borracha e o friso do této. Na seqüencia deve-se fazer o alinhamento, observando o outro lado intacto, alinhar o quadro da porta com a porta atravez de um esticador para expandir a área afundada, ou usando um pedaço de viga de madeira, apoiada na área determinada para voltar através de batidas cuidadosamente planejadas, deve-se distribuir o impacto produzido pela marreta (neste caso uma de 3 kg ). Este trabalho só é possível com a ajuda de outro profissional, que vai posicionar o pedaço de viga e segura-lo apoiado. Quando o veículo estiver alinhado, ou seja, em todas as comparações com o outro lado intacto, abertura e espaçamentos estiverem semelhantes, é iniciado a técnica de desamassamento externa.
Se houve sucesso na consecução do alinhamento, já serão observadas mudanças consideráveis no amassado, após o que, o trabalho seguirá adiante. Faz-se um estudo do local amassado, identificando os afundados mais profundos, e os calombos mais salientes. Os afundamentos serão puxados para fora, ao mesmo tempo que os calombos serão batidos para dentro, da seguinte forma : Fura-se o local mais profundo, e fixa-se um pequeno parafuso de rosca "soberbo" que será puxado com uma turqueza grande, ao mesmo tempo que outro profissional irá, com um martelo para chapas, bater nos convexos. A cada evolução, analiza-se o amassado até que o trabalho esteja em condição de seguir para a próxima etapa. Deve-se tapar os furos com solda e esmerilhar (vide procedimentos de soldagem).
Segundo: Acesso por dentro, com desmontagem.
Neste caso, o acesso as ferramentas de apoio é facilitado, pois basta retirar a forração de porta, vidro, máquina de vidro, enfim tudo que impeça a ação de restaurar esta porta, pode ser tirado, e depois inversamente à ordem da desmontagem, recolocado de volta. Os apoios internos serão usados após a primeira interferência no amassado, que é a pressão de dentro pra fora dos afundamentos maiores, ao mesmo tempo que os grandes calombos externos devem ser abaixados com um martelo de borracha. Evitar os golpes diretos em vincos originais da peça. Feito isto, usar o tasso: Em uma mão o tasso, na outra o martelo, ou abrasadeira. O martelo para os calombos, a abrasadeira para os afundados, as batidas devem ser leves e sempre dentro do apoio interno do tasso, se houver batidas mais fortes a chapa pode dilatar, e causar um dano mais difícil de corrigir, no principio parece difícil mas com a prática os detalhes ficam automáticos.
O lixamento com o taco grande serve para identificar os defeitos e trabalha-los mais acuradamente (foto ao lado), ou seja: novas rebatidas e/ou repuxadas, após o que o serviço evolui para a próxima fase. Os desamassamentos foram concluídos! Qualquer dúvida, comente, eu estou sempre disposto a atende-lo.
9 comentários:
Wilson, no primeiro caso desse post, pode se usar a spotter ao invés do parafuso? Parabéns pelo blog!
Sim, é um caso tipico para o uso de um spotter. O uso de parafusos demonstra que podemos realizar este trabalho sem a necessidade de ferramentas sofisticadas com o mesmo resultado ou até melhor. Obrigado pela visita!
Amigo Wilson,quando voce diz o martelo para os calombos e a abrassadeira para o afundados, sempre dentro da area de apoio do tasso, deve se entender que o tasso fica pelo lado de dentro, enquanto bato o martelo o ou a abrassadeira por fora, e isto?outra coisa, se a abrassadeira for por fora, como pode voltar os afundados?
Sim, é exatamente isso! Quando batemos sobre a chapa internamente apoiada com o tasso, o tasso reage ao golpe no sentido contrário (principio da ação e reação) jogando a chapa para fora. Em http://pintfun.blogspot.com.br/2013/05/restaurando-amassados-funilaria.html eu fiz uma explicação detalhada, da uma olhadinha por lá... Abraços!!
A porta do meu g2 amassou e desceu no local da tranca, porta do motorista. Levei na oficina, a lanternagem ficou perfeita. Mss a porta ficou desalinhada da coluna, com dificuldades para fechar. Srra que tem jeito?? Ou terei que trocar a porta?? Ja paguei R$500,00 pelo serviço.
Olá Alessandra, quando analisamos um amassado verificamos o alinhamento, ou seja: até que ponto a batida causou danos, verificamos os espaços e deslocamentos das peças em relação ao que era originalmente. Este "detalhe" no alinhamento passou despercebido pelo funileiro que trabalhou no seu carro, mas não deveria. Com certeza isto pode ser corrigido.
boa noite !
acabei amassando a porta do meu chevette ao entrar na garagem de casa...
a posta ' afundou ' para dentro..
sera que dá para eu sozinho desamassar ela ? pois to sem dinheiro para pagar lanternagem ou martelinho de ouro. e amassou a porta do passageiro toda.
se puder me ajuda, eu agradeço muito !
Olá Wilson, vou tentar arrumar um estrago no para lama esquerdo do meu c3. Estive lendo suas dicas e vou aplica-las.
Obrigodo.
Boa noite tem como fazer Dessamassar carro sem splter estou querendo colocar um serviço pra fazer pequenos amassados em automovel
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