Ao comprar um carro usado, o comprador, sendo inexperiente, e ansioso pelo bem tão esperado, pode ser enganado, e a decepção vai crescendo na medida que os amigos e parentes vão comentando e mostrando este ou aquele defeito, o que com a atitude do dono em ficar desolado, estimula ainda mais novas descobertas...Para evitar este constrangimento doloroso, é preciso tomar certos cuidados, que além de fazer um bem enorme para o bolso, vão contribuir e muito para a alegria de obter um bem tão útil e importante: o primeiro carro! Mas como não "comprar gato por lebre", gastar em oficinas o que poderia ser gasto no cinema e nas baladas, ou ter que vender o carro que está difícil de manter? Bom, a regra básica é a "pesquisa de campo", em primeiro lugar, definindo o valor máximo que será gasto na compra (não se deve levar em conta o financiamento, pois este já é um outro produto que se está comprando) e indo a luta, listando as diversas possibilidades, mesmo que já haja uma tendência por um certo carro, a pesquisa só vai ser benéfica, até para levantar os prós do favorito em questão. É claro que a escolha final vai depender das comparações, e comparar o que exatamente? Esta é a pergunta que sendo respondida pode ser a diferença entre o sucesso e a frustração da compra. O mercado é uma selva, e os espertos estão sempre a procura de uma presa fácil, o incauto comprador, então seja menos incauto e saia para comprar preparado, leia com atenção as dicas abaixo, e escolha o melhor carro entre todos os possíveis, baseado nestes dados de comparação, boa sorte!!!
- Documentação O documento do carro em dia, licenciado, no nome do vendedor, é o ideal. Possíveis multas são levantadas junto ao site do DETRAN, basta obter o numero do renavam, que está marcado no documento e consultar na página de consulta "multas/dados do veículo". Se houver outras pendencias, pense bem se vale a pena, um despachante deve ser consultado. Se o carro estiver muito barato, talvez a resposta seja porque o mesmo está com tantas multas e encargos acumulados que somados ao valor pedido, ultrapassa o valor de mercado, cuidado!
- Alinhamento O carro passando no quesito documentação, o segundo critério de comparação é o alinhamento. Um carro precisa estar "alinhado", ou seja: suas portas, capô e tampa traseira devem estar com aberturas semelhantes e espaçamentos parecidos, faróis e lanternas também. Atente para o fechamento das portas e capô, devem fechar com facilidade. O desalinhamento do carro pode causar outro defeito não aparente e muito importante: a infiltração de água, o que não seria percebido de imediato, evidencias de infiltração de água, como cheiro de mofo, ferrugem no assoalho, humidade por baixo dos tapetes, se constatadas, são sinais de que o veículo foi "destruído" em acidente de intenso impacto. A entrada de água, pura e simplesmente ao lavar o carro é inadmissível, faça um teste se possível, jogue água com mangueira sobre o carro, e seque-o, sem abrir as portas, a seguir abra uma porta por vez, verificando se vazou água nos assoalhos, parte interna de vidros, soleiras. Verifique também o porta-malas.
- Pintura Se estiver muito riscada, sem brilho, manchada, trincada e com outros defeitos aparentes, tudo bem, é só pintar futuramente, obtendo, é claro, o desconto proporcional ao trabalho na compra. Mas e se o carro estiver "lindão", e foi deixado assim para ludibriar o comprador? Vou destacar os indícios mais relevantes: observe as borrachas dos vidros, repare se elas tem um filete de tinta na parte externa, se sim, o carro foi pintado e mal empapelado. Respingos de tinta nos bancos, vidros e pneus. Diferença de tonalidade entre uma peça e outra, para notar com exatidão é necessário por o carro sob a luz direta do sol. Olhe o acabamento, a textura, o brilho. Enfim, um carro mal arrumado, pode ser pior do que um que precisa de reparos, porque é mais difícil reparar o estrago deixado por um trabalho mal feito.
- Mecânica O que se observa neste item, não é só o motor, que claro é o principal, mas também a embreagem, o câmbio, os freios, a suspensão e o escapamento. Escapamento: verifique se não há furos ou ferrugem nos setores de abafamento que são normalmente dois, no meio e no final da tubulação, quando houver significa que o mesmo precisa ser trocado, ruído de "badalo" no catalisador, significa que a pedra de cerâmica esta solta, só a troca do catalisador resolve o problema. Suspensão: verifique os pivôs e buchas de bandejas, devem estar justos e sem folga nenhuma, assim como os terminais de direção, os amortecedores evitam o balançar do carro quando em movimento em ruas acidentadas, rode com o carro e atente para ruídos e balanços, você deve sentir o carro "macio", sem solavancos, caso contrário, esta na hora de trocar os amortecedores, quanto aos rolamentos das rodas, quando estão vencidos e precisando de troca, ficam com "jogo", ou seja, com o carro levantado no macaco, verifique se há folga no rolamento balançando a roda horizontal e verticalmente, ela deve oscilar no seu conjunto, se só a roda der uma pequena oscilada, o rolamento está com folga e deve ser trocado. Também podem "roncar", verifique rodando em uma rua plana e sem buracos, se uma ou mais roda está "roncando", se sim, deve-se trocar o rolamento. Freios: verifique a altura do pedal ao frenar, se estiver muito baixo, pode ser que as lonas estão muito gastas assim como as pastilhas. observe as rodas por dentro, não pode haver marcas de oleosidade próximo as pinças, o que indica vazamento no cilindro de roda, ande com o carro e ao frenar, perceba se ele puxa para um dos lados, se sim, uma das pinças pode estar engripada. O hidro-vácuo ou servo-freio também deve ser inspecionado, rodando com o carro, pise no freio, o carro deve responder imediatamente sem a necessidade de forçar a pisada, se você tiver que pisar forte, talvez o diafragma do servo-freio esteja furado, verifique também se há vazamentos de ar comprimido, ao pisar no pedal, o carregamento de ar vazando emite um som característico. E próximo ao servo-freio, um chiado sibilante. Câmbio: verifique o nível do óleo e se há vazamentos, rodando com o carro engate todas as marchas, preste atenção se há dificuldade em engatar alguma marcha, faça o mesmo com a ré, se houver dificuldade em engatar alguma marcha, pode haver defeito no câmbio ou a embreagem pode estar gasta, se ao virar o volante para manobrar o carro, você ouvir estalos partindo das rodas dianteiras, é sinal de que as juntas homocinéticas estão gastas e podem quebrar a qualquer momento. Embreagem: com o carro parado no começo de um pequeno aclive, engate a primeira marcha, ao soltar o pedal de embreagem, para por o carro em movimento, o carro não deve trepidar, ou parecer "fraco", perdendo arrancada, se sim, platô e disco de embreagem precisam de troca. Sentado ao volante, funcione o carro, pise e solte o pedal de embreagem várias vezes, se notar ruído diferente vindo do motor,com o pedal livre em relação ao pedal acionado, pode ser que o rolamento de embreagem está precisando de troca. Quando a embreagem está muito gasta, ou mesmo desregulada, as marchas ficam difíceis de engatar, atente para isto. Motor : a avaliação do motor é a mais complicada, dado à complexidade do mesmo, começamos pelo visual, com o motor ligado e aquecido, parado em um local seco e limpo (para não haver dúvidas), veja se goteja óleo, água ou fluídos no solo. Vazamentos não podem existir, devem ser consertados, pois causam danos maiores ao motor ou ao componente com defeito. Ainda no visual, atente para a emissão de gases, olhe para o escapamento enquanto outra pessoa acelera o carro, deixando-o em alta rotação, se notar uma fumaça preta, é sinal de que a mistura ar/combustível está muito rica, ou seja, o carro está consumindo muito, (se o carro for movido à gasolina), precisando reparos ou ajustes, se notar uma fumaça branca, perigo, pode ser que o carro está queimando óleo, ou seja, há folga nos cilindros, e sobe óleo até as velas, e o óleo é queimado junto com o gás da mistura, neste caso, o conserto, devido ao custo das peças e à mão-de-obra fica muito caro! Verifique o nível do óleo, deve estar no meio termo entre minimo e cheio. Atente também para os ruídos do motor, em marcha lenta se perceber um barulho grave, que destoa do normal, como se fossem pancadas (seria muito difícil para um leigo identificar pelo som o estado de um motor de automóvel, mas fica aqui o registro) este som acusa folga nos mancais, virabrequim ou bielas, só a retífica resolveria tal problema. O motor deve funcionar com estabilidade, ou seja, ao acelerar, deve responder imediatamente, sem falhar, sem engasgar, estourar pelo escapamento, se houver um ou outro evento parecido, consulte um mecânico, não confie no vendedor. Se você notou um ou mais destes indícios, e levou o carro até um mecânico, aproveite e faça o teste da pressão de óleo, motores mal-tratados ou muito gastos, acusam pouca pressão de óleo, devido ao desgaste interno, o que compromete a lubrificação do cabeçote, em primeiro lugar, e sem a circulação do óleo, o pior pode acontecer ao motor, que é fundir.
- Alguns outros indícios podem evidenciar o desgaste além do normal de um carro, já que o marcador de quilometragem é facilmente adulterado, não podendo ser levado em conta, atente para os itens à seguir: Pedais, se não estão muito gastos, pois as borrachas dos pedais tendem a afinar no local exato em que o pé do motorista pisa, verifique também se não foram trocadas as borrachas, para justamente enganar o comprador. Volante, quando revestido por espuma emborrachada, o volante de um carro muito rodado, tende a ir se desprendendo da armação de ferro que sustenta a espuma, verifique isto, segurando no volante e fazendo um movimento igual ao de acelerar uma motocicleta, o revestimento de espuma emborrachada deve estar rígido e não se movimentar sob a sua mão em relação a armação de ferro. Carpete, no assoalho, junto ao pedal do acelerador, na exata posição do calcanhar, em um carro muito rodado, o carpete pré-moldado fica deformado, chegando a furar, fazendo uma cavidade, que pode até vazar a lataria do carro, em casos extremos.
4 comentários:
Muito bom! pessoas leigas como eu devem levar em consideração suas dicas, para nunca passar por certas situações desagradáveis pensando estar vivendo um momento único, obrigado pelos conselhos, aguardo novas postagens. Abraço
Seu Blog está sendo muito comentado, parabéns pela categoria nas informações.
Boa noite Wilson... Procurei em todo o seu Blog mas não encontrei nenhuma forma de entrar em contato... Onde fica sua oficina?... Gostaria de entrar em contato por e-mail... Obrigado pela atenção... Abraço...
Caro Jony, eu trabalho na cidade de São Paulo, SP (zn norte), vou deixar um e-mail para contacto, disponível para todos que tiverem algum interesse na lateral esquerda do blog. Aguardo seu contacto... Abraço!
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