quinta-feira, 21 de abril de 2016

Rebitadeira de lonas de freio - Rebitex

Seguindo com a intenção de alimentar com itens a lojinha do blog e ao mesmo tempo informar sobre o estado de conservação dos mesmos, vou postar agora informações relativas a esta ferramenta que ainda é muito usada na reparação dos sistemas de freios e de embreagem. Trata-se de uma rebitadeira mecânica, com ela pude montar as lonas nos patins de freio ou sapatas em diversos trabalhos que realizei na restauração de freios, atualmente ela esta sem utilidade, já que eu não realizo mais este trabalho. Era muito comum a troca das lonas, pois como as panelas (ou tambores de freio) ao invés de simplesmente serem trocadas, por economia, eram retificadas, e neste caso compensávamos a retifica da panelas com lonas de medidas especiais. As medidas de lona eram condicionadas a espessura dos tambores de freio. Poderiam ser 2X, 1X ou standart. Este tipo de trabalho ainda ocorre nos dias atuais, mas em menor escala. Também poderíamos trocar a lona do disco de embreagem, evitando a troca do disco. Isto barateava muito a manutenção dos freios e da embreagem...Esta ferramenta ainda é fabricada e comercializada, de forma idêntica como sempre, o que demonstra que ela ainda é útil para muitos.




Já desmontada, ela será limpa e lixada para ser repintada, como as novas são repintadas em azul, decidi acompanhar esta tendencia...










Ao lado, o corpo principal, composto de um tubo de parede de dois mm de espessura e a base de ferro forjado.










Secando após ser pintado, o cabeçote, também de ferro forjado. Do centro da mesa da ferramenta de apoio até a coluna há um bom espaço, isto permite que além das tarefas normais, esta rebitadeira serve também para confeccionar diversos produtos cuja montagem seja feita por rebites. Como por exemplo uma tampa de porta-luvas que fiz desta forma.








Ao lado o conjunto de ferramentas que acompanha a rebitadeira: Uma chave allen para a troca das mesmas, duas referente a mesa ou apoio inferior, isto permite que possamos usar três tipos de bitolas diferentes, com suas ferramentas superiores, as mais longas em três bitolas diferentes. Veio com ela uma ferramenta cega, que acredito seja para a montagem de outra ferramenta, aproveitando o mecanismo de prensagem. Também há uma ferramenta própria para desarrebitar, evitando o uso de uma talhadeira, e tornando mais prático e rápido a desmontagem das sapatas de freio.





Ao lado ela já foi totalmente montada, em vermelho vemos a mesa onde são colocadas a ferramenta de apoio. Todas as ferramentas operacionais são fabricadas em aço 1045 temperado. O curso total do porta-ferramentas superior e de 25 mm.









Ao pisarmos no pedal a força empregada é multiplicada por dez vezes no topo, no porta-ferramentas móvel. Isto segundo os fabricantes.










A mesa para as ferramentas de apoio precisa estar regulada, para que o torque aplicado não danifique as lonas, com a prática dominamos esta regulagem.










Os rebites para lonas de freio são normalmente semi-sólidos de alumínio ou vazados de latão. E podem ser encontrados facilmente no mercado de peças automotivas. Como já disse acima, esta ferramenta esta a venda na lojinha do blog, se você tiver interesse da uma olhada lá >>> Lojinha Virtual Obrigado pela visita e até a próxima! 

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