terça-feira, 16 de agosto de 2011

Passo à passo de retoque em poliéster.

passo a passo gol e audi 006  passo a passo gol e audi 004   Mostrarei, passo à passo, a realização de um retoque no para lama e para choque em um Audi prateado. Na primeira foto, no detalhe reparem que o para choque é de plástico, como todos hoje em dia. Na segunda foto, a área do retoque a ser efetuado.
 passo a passo gol e audi 011 Na foto ao lado, o primeiro passo: pára-lama desamassado, e lixamento inicial com lixa grana 36.
 passo a passo gol e audi 013 Agora, com o segundo passo: aplicação de aderente para plásticos, à pincel mesmo, e incluindo até as áreas do pára-lama.
 passo a passo gol e audi 024 Próximo passo: aplicação de massa niveladora, atenção redobrada na junção para-lama/para-choque.É preciso passar um estilete, com a massa ainda mole, para não haver união das peças. Note que se for superado este obstáculo, não haverá necessidade de desmontar as peças em questão, o que facilitará o trabalho, então vale a pena o empenho.
 passo a passo gol e audi 027 Próximo passo: Lixamento da massa niveladora. Começamos com grana 80, com a massa ainda alta (não nivelada), reduzimos para a lixa 150, sempre à seco, e com o taco.
 passo a passo gol e audi 032 Passo seguinte: Aplicação de massa rápida, esta fase marca o começo da pintura, pois até a anterior, quem estava em ação era o profissional funileiro, agora assume o profissional pintor. Esta massa é para retirar os riscos e poros que estão na área trabalhada, ela poderia ser substituída direto com aplicação de primer P.U. , mas optei por usar a massa rápida, com a qual trabalho a décadas, porém o primer P.U. representa a inovação, e os pintores atuais aboliram o uso de massa rápida, como eu nunca observei queda de qualidade, no uso de massa rápida, continuo a usar, e o serviço fica ótimo, e devido a secagem, acho que mais rápido.
 passo a passo gol e audi 035 Passo seguinte: Lixamento da massa rápida, sempre com o taco, primeiro com lixa 150 e depois redução para 320 e finalmente 400.
 passo a passo gol e audi 045 Próximo passo: Empapelamento, tudo lixado e limpo, vamos selecionar a área de trabalho através do isolamento, com fita e jornal, cobrindo ao redor dos painéis em que vamos embutir nosso retoque. Deve-se ser detalhista ao extremo, nunca deixar aparecer tinta ou respingos em peças ou áreas que não queremos. Dica: usar um estilete para cortar a fita crepe e o jornal, nos recortes mais difíceis.
 passo a passo gol e audi 047 Depois, faz-se a aplicação do primer de isolamento, que neste caso é cinza, do tipo universal. Aplica-se no mínimo três passadas, secas, ou seja : não  aplique uma passada muito carregada, o primer não deve “molhar” a área que esta masseada.
passo a passo gol e audi 061  Próximo passo: O lixamento do primer, primeiro com lixa de grana 400, reduzindo para 600. Esta é a grana de lixa recomendada para a aplicação da tinta poliéster, pois ela é muito diluída e não tem poder de cobertura, muito menos de enchimento.
passo a passo gol e audi 070 Passo seguinte: O polimento de aderência, em toda a área do painel que não foi lixada, que neste caso é o para-lama, e em volta do retoque, que neste caso é o para-choque. Pode ser feito com massa de polir número dois, manual e minuciosamente, em seguida limpo com estopa limpa e seca.
passo a passo gol e audi 071 Próximo passo: A aplicação da tinta, com o leque aberto, e pressão por volta de 18 a 20 libras no revolver do tipo gravitacional, faz-se pelo menos nove passadas de tinta, dependendo do poder de cobertura da mesma, calmamente, sem molhar e dando um tempo para evaporação do solvente entre as passadas, antes de efetuar a passada seguinte, é aconselhável retirar pó e fiapos que possivelmente tenham grudado na pintura, se necessário deve-se lixar com lixa 600 seca, antes de recomeçar.
passo a passo gol e audi 075 Quando o fundo isolante não estiver mais aparecendo, e a se a superfície estiver lisa, sem calcinações de poeira da tinta, faz-se a abertura do retoque, ou seja, em duas passadas extras embuta a cor nova na antiga, abrindo a área de trabalho, fazendo um efeito degradê, evitando um corte seco, ou seja pintar próximo ao término do painel, que neste caso seria próximo da porta. Feito isto, deve-se aguardar pelo menos quinze minutos, para a aplicação do verniz. Enquanto isto acontece, limpa-se o revolver, que deve sempre ser limpo logo depois do uso.
passo a passo gol e audi 082 Passo seguinte: A aplicação do verniz, este é o verniz bi-componente, ou seja : seu preparo final é resultado de dois itens, o catalizador e o verniz, propriamente dito. Também deve-se diluir com diluente para P.U., cerca de 35 a 40 % sobre a quantidade de verniz, leia atentamente o rótulo da lata, e sempre observe o resultado de qualquer variação de diluição da tinta no dia a dia da oficina, o que deve prevalecer é a qualidade do trabalho. Você verá que em determinadas situações, a diluição pode ser mudada, ao critério da prática e da necessidade. Neste caso a diluição foi feita em 40%.
passo a passo gol e audi 090À cerca do verniz : A primeira passada deve ser seca e empoeirada, e envolver toda a superfície pintada, incluindo os recortes e dobras, quinze minutos depois, a segunda passada, que será molhada e mais carregada de tinta, também deve-se pintar as dobras e recortes com todo o cuidado, evitando deixar algum pedacinho sem pintar. Finalmente, a última passada, também após quinze minutos. Esta última passada é para garantir o polimento, pode-se até afinar um pouco mais a tinta, mas não muito, e aplica-la excluindo os recortes e dobras, só nas áreas que serão polidas, desta forma a lisura da aplicação fica mais fácil de ser conseguida, já que não haverá a poeira extra dos recortes e dobras. Eu costumo esperar pelo menos quatro horas para o polimento sem a máquina, e um dia para polir com a máquina. 
última foto do audi Finalmente: carro polido e limpo, esperando seu dono vir busca-lo, depois de três dias na oficina, e um profissional somente (eu) a realizar o serviço. Qualquer duvida ou sugestão acerca das técnicas e procedimentos acima apresentadas é só me chamar, estarei a sua total disposição!!!

253 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 253 de 253
Unknown disse...

olá , excelente trabalho. estou pintando meu carro e tenho uma dúvida sobre o verniz. posso lixá-lo entre as demãos com uma 1200? posso aplicar a segunda ou terceira demão depois de um ou dois dias ou tem que ser imediatamente nos intervalos de 10 á 20 minutos.

Wilson Guttler disse...

Sim, vc pode lixa-lo entre as passadas de verniz. Aguarde um intervalo de no minimo quatro horas para efetuar o lixamento retirando fiapos e calcinações leves mas cuidado para não expor a base poliéster (causando manchas). Eu consigo um excelentes resultados em pintura geral estendendo as aplicações em três dias consecutivos aplicando uma passada por dia. Boa sorte!

Unknown disse...

Ola Amigo, parabens pelo blog, show de bola.
Faço algumas pinturas no meu jeep para lazer, mas um amigo quer que eu arrume umas suspensao da bike dele, na vdd a susp dele esta descascando o verniz. Bom ela possui adesivos que fica por baixo do verniz. Uma duvida, eu lixo a susp toda, ou apenas passo massa numero 2? Sobre a tinta que esta nela, lixando ou polindo ela vai ficar embaçada, eh normal?
Tenho essa duvida pois nunca fiz pintura com verniz, meu jeep é duco verde fosco, ai é mais facil.
Obrigado

Wilson Guttler disse...

Olá José Carlos. Bem se vc pretende preservar os adesivos, um polimento sobre estas áreas pode resolver. Para as partes que estão descascando um lixamento para alisar dever ser feito. Porem somente analisando o estado da peça é que eu poderia escolher o procedimento mais apropriado. Boa sorte!

Unknown disse...

Obrigado pela resposta amigo, eu vou tentar tirar uma foto e te mandar pra vc dar uma olhada e ver se pode me ajudar, poderia me passar seu email para mandar a foto?
Obrigado.

Unknown disse...

Olá Wilson,
Posso aplicar tinta poliéster preta sobre preto fosco vinílico de forma que a tinta poliéster seja a tinta de acabamento, ou seja, não será aplicado verniz sobre a tinta poliéster. Desejo fazer isto, pois a tonalidade do preto fosco vinílico está um pouco clara para o meu gosto e desejo um acabamento preto fosco mais escuro. Teria algum risco da tinta poliester sobre o preto fosco vinílico descascar com o tempo? A pintura seria duradoura?
Obrigado

Wilson Guttler disse...

Olá Marcos, a tinta poliéster não serve como acabamento pois não resiste as intempéries sendo por isto selada com o verniz. No caso citado, a melhor técnica seria ao meu ver aplicar um verniz fosco sobre o poliéster.

Marcos bernini disse...

boa noite!

poderia me informar se devo pintar o capo do meu carro todo ou apenas da retoque e uma batida na ponta do capo onde amassou e retirou ate a tinta mais e bem pequeno a área atingida o carro e branco to com medo de dar diferença.

desde de já agradeço e aguardo.

Unknown disse...

Parabéns. Excelente trabalho.

Frank Rodrigues disse...

No momento do alongamento com a tinta é necessário lixamento do verniz antigo do restante da peça?

Egberto disse...

olá Wilson,achei seu blog hoje,08/09/2014,e gostei,parabéns por expor seu trabalho...Estou com uma certa dificuldade..pois estou pintando um par de rodas da hornet 600,pintando primeiro com pu branco geada lazzudur e depois com verniz auto brilho 8500 lazzudur e conforme manda o fabricante,só que mesmo com todo o cuidado,ainda fica a casca de laranja,o que posso fazer para ficar com a maior
lisura possível ? Obrigado Egberto

Unknown disse...

Olá Wilson bom dia,não sei mais o que fazer...estou quase desistindo de trabalhar com pintura automotiva..sério mesmo..faço tudo o que aprendi no curso,vejo vídeos no you tube,vejo seu blog ..faço tudo direitinho ,mas sempre alguma coisa dá errado quando tento fazer um retoque...Ou fica a mancha do retoque marcando depois de lixado,ou o verniz fica enrugado e esbranquiçado nas bordas,ou simplesmente quando dou o thinner de retoque o verniz começa a enrugar...Fico viajando olhando aquela cena...o verniz bem devagarinho enrugando com o thinner que acabei de jogar.Fico triste por não conseguir porque me toma tempo e o cliente fica esperando e eu acabo fazendo a peça inteira.Dou a tinta onde estragou e depois o verniz na peça inteira.Me ajuda aew...faz um vídeo passo a passo sei lá..põe no youtube..rsrs..O que eu posso estar fazendo de errado.Até tinha postado aqui uma vez depois dá uma olhada.
Ou falar o que faço:
faço o lixamento,nivelo com massa,primer,lixamento,aplico a tinta e faço o degradê,aplico o verniz na parte reparada e por final o thinner de retoque nas bordas do retoque.Quando seca é que vou ver se deu certo..lixo e tento fazer o polimento para amenizar o estrago mas não adianta fica marcado.
Desculpe o desabafo,é porque não conheço nenhum outro pintor com quem eu possa conversar aqui onde moro então recorro a você sábio "Guru" rsrs.
Abração e fica com Deus.

Unknown disse...

Esqueci de mencionar que utilizei o verniz de secagem rápida em dois casos e deu "M"... HPC15 da Sherwin Willians nos outros verniz 8000 tmb da sherwin.
Vlw.

Anônimo disse...

parabéns você é muito bom!

Unknown disse...

cara, voce é muito fera. tira uma duvida minha... eu fui limpar o painel do meu veiculo mas usei a parte dura da esponja e sem querer dei uma "lixada" no painel... ficou com algumas partes esbranquiçadas... como recuperar?

Wilson Guttler disse...

Para Marcos Bernini: É preferível efetuar retoques em pequenos danos para manter a originalidade da pintura. Eu retocaria o capô.
Para o Frank Rodrigues: O alongamento deve ser feito sobre a área polida previamente (ajuda muito se usado um aderente antes).
Egberto: A tinta em P.U. já é o acabamento, não é preciso aplicar verniz. Se está ficando texturizada devemos aumentar a diluição e mudar outras variáveis de aplicação como pressão, leque, distancia e velocidade de aplicação.
Max Alves: Sua sequência esta ótima, o erro deve estar na quantidade de material (quando aplicamos muito material em pouco espaço de tempo ocorre reativação das camadas). Melhore a diluição e demais variáveis de aplicação até conseguir um bom resultado (um bom resultado é aquele que mesmo antes de polido já esta liso, brilhante e sem marcas). Treine retoques variando a diluição, distancia, pressão,leque e velocidade de aplicação. Uma dica extra -Quanto menos material na hora do verniz, melhor.
Leandro Rodrigues: Existem produtos que renovam o plástico. Se o plástico for liso pode ser polido e em seguida renovado com o produto.
Muito boa sorte a todos!! Abraços!!

Unknown disse...

Amigo, estou com problema de massa plastica trincando nas bordas de buracos que venhoa preencher. Saberia o que pode está causando isto?

obrigado!

Wilson Guttler disse...

Olá! Ao meu ver este problema está associado não a massa mas sim ao substrato em que ela é aplicada. Trincas ocorrem geralmente quando há material não estável e espesso sob as massas e ao ocorrer a secagem deste material e sua consequente dilatação a massa sobre ele por já ter estabilizada sua secagem acaba trincando.

Anônimo disse...

Adorei as dicas e tenho uma pergunta,pintei um capô normalmente mas ficou cheio de manchas na horizontal! pode me ajudar?

Anônimo disse...

Gostei muito do trabalho. Mas como estou longe não tenho como fazer o meu serviço com você. Meu carro, uma ASX, tem para-choque e vários acabamentos originais pretos meio enrugados. Deram uma leve batida na traseira quando estacionada que fez um furo de uns 2 cm e uma marca quadrada afundada de uns 5 cm. O pintor falou que nesse caso se lixar passar aderente de plástico/primer e depois tentar fazer a textura enrugada com tinta fica muito diferente do original. Ele falou que o melhor é lixar com uma lixa fina só para preparar o plástico, sem tirar os enrugados e passar direto uma tinta própria para plástico, fina, que mantém os enrugados originais. Qual a sua opinião sobre essas duas alternativas? Tenho medo de descascar e ficar pior. Obrigado.

Unknown disse...

olq, wilson, tudo bem??? queria que .me informasse que tipo de papel absolvente, no qual vc se refere para remover calcinação na pintura. e tambem onde comprar ou encontrar o mesmo, ex: supermercado, casas que vende enbalagens, enfim.
ficarei grato pela sua informação, okkk!!!!

Wilson Guttler disse...

Olá Abinael, tudo ótimo! Sim sobre o papel absorvente, eu uso o mesmo comprado no supermercado, ele funciona bem e não risca ou mancha a base poliéster. Destaco três folhas dobro e passo sobre a pintura. Ajuda mais ainda se usamos concomitante a isto o jato de ar. Esta técnica é fruto de experiências diárias no ramo da pintura automotiva. É claro que se a calcinação for muito grande talvez não resolva totalmente, mas sempre ajuda muito.

Unknown disse...

boa noite wilsom, tudo bem??? confesso que estou meio constrangido com relação a pergunta que ti fiz com relação ao tipo de papel para limpeza de calcinação em base poliester. mas, continuo na dúvida!!! papel absorvente é o mesmo que papel higienico??? ou!!!!
obrigado, cara!!!! desculpas!!!!

Wilson Guttler disse...

Sem problemas!! É o papel toalha que também é usado para secar as frituras. Mas use sem pressionar demais para não marcar a pintura. Ahhh! E não confunda com o papel para polimento que é um produto específico para polimento técnico.

Anônimo disse...

Ola, ficou muito bom mas a diferença é nitida entre a porta e o paralamas retocado... Na proxima pinte apenas a metade do paralamas, use thinner de retoque e abra um pouco para o final da peça entrando um pouquinho na porta... Assim nao aparece tanto o recorte
Abraço!

Wilson Guttler disse...

Olá! Você certamente não leu a postagem, é impossível haver conflito de tons entre a porta e para-lama. A "diferença" observada por vc é uma característica de cores metálicas. Variam de tom conforme o angulo refletido, é justamente por isto que uma pintura em metálico torna-se algo mais complicado. abços!!

Unknown disse...

PINTEI COM PU O TANQUE DA MOTO MAS FICO ALGUNS DEFEITOS COMO CASCA DE LARANJA POSSO LIXAR COM 1200 COLOCA O ADESIVO DA HONDA E DEPOIS JOGA O VERNIZ COM A SUPERFÍCIE FOSCA POR CAUSA DA LIXA ?

Wilson Guttler disse...

Sendo uma pintura recente vc pode até mesmo polir após o lixamento, deixando com brilho. Depois pode colar os adesivos aplicar novamente o verniz.

Anônimo disse...

Olá

Parabéns pelo trabalho e pela inciativa.
Tenho um dúvida, estou fazendo um reparo na parte interna do cofre do motor do carro, pintei com tinta Poliester mas acho que ficou alguns respingos e um pouco aspero, o certo seria eu lixar com lixa 1200 e depois dar mais uma ou duas demãos de tinta e depois pintar com o verniz ?

Obrigado

anderson virm disse...

Olá, eu estou querendo reenvernizar meu para-choque do meu sandero inteiro pois ele tem algumas marcas de estacionamento e etc e fui lixar para polir e acabou ficando fosco. Minha duvida é, tem como fazer isso gastando pouco? para reenvernizar eu tenho que pintar novamente? grato.

Unknown disse...

Boa noite Wilson,tudo bom ,wilson eu vou fazer um retoque de parachoque de uma montana branca ,mas os ralados são pequenos,lixei com 80,220,320,depois passei uma 1200 onde a pintura não foi comprometida apenas para dar uma quebrada no verniz,e depois vou fazer o polimento de aderencia em torno do retoque.A pergunta que te faço é a seguinte:posso aplicar o poliester tambem na região que lixei somente com a 1200,ou somente onde estava ralado ,vou passar apenas primer de fundo e selador antes.depois envernizar alongando um pouco mais e matar o retoque com blender.

Wilson Guttler disse...

Olá Sergio! Antes de iniciar as aplicações com a base poliéster, reduza o lixamento até a lixa 600, isto vai evitar que as marcas de lixa fiquem aparente, mesmo após a cobertura da mancha do primer. Sim vc pode aplicar a base poliéster em uma área previamente lixada com 1200 pois esta grana de lixa também garante aderência.

Unknown disse...

Bom dia, aprendi muito mas, resta-me uma dúvida: O que é pintura molhada e pintura seca? Obrigado.

Wilson Guttler disse...

Olá Jorge Luis. Podemos usar várias técnicas de aplicação conforme o caso e necessidade. Uma aplicação "molhada" equivale a aplicação com alta transferência de material. Movendo a pistola mais lentamente com cuidado para não escorrer (ideal para finalizar o verniz). Uma aplicação empoeirada, leve, com passadas rápidas e pouca transferência de material ao contrário da primeira, pode ser definida com uma aplicação "seca".

Unknown disse...

Boa noite amigo Wilson! Parabéns mais uma vez pelo trabalho,vc me ajudou muitissimo com as dicas na reforma do meu Fusca!
Também tenho uma Quantum,Bege Flash 87,e ela merece uma pintura!Ela tem uma parte com a pintura de fábrica e parte repintada.Assim,pergunto:
-Como preparar a superfície? Posso deixar a pintura antiga e isolá-la?
-Tinta: poliéster ou p.u.? Quantas demãos? Tempo de intervalo entre demãos?
-Verniz é bi-componente? Quantas demãos? Qual o tempo para sua aplicação após a tinta?
-Procedimentos para o polimento do verniz.
Amigo,desculpe o monte de pergunta... mas tô perguntando pra quem manja da arte!!
Forte abraço!
Richard.

Unknown disse...

Opa!! Esqueci disso...tem idéia de quantidades de tinta e verniz pra esse carro grande?
Muito grato,amigo!
Richard.

Wilson Guttler disse...

Olá Richard! Quanto à preparação da pintura, lixe toda a superfície ate a grana 600 e isole os locais mapeados e os locais masseados. Caso a cor que for utilizar esteja disponível nos dois sistemas eu recomendo o poliéster por proporcionar um acabamento mais fino, mas ambos são capazes de conferir excelente resultado. O número de passadas está relacionado a cobertura, ou seja após você ter conseguido a total cobertura de riscos e manchas aplique mais duas passadas de poliéster ou mais uma passada de P.U. (se for o caso). A aplicação do verniz bi-componente pode ser feita no mesmo dia, com um pequeno intervalo de tempo (algo em torno de duas horas). Para o polimento, faça um lixamento nos locais mais texturizados com lixas dágua 1200, 1500 e 2000, polimento com massa de polir numero 2 e cera protetora. Sobre a quantidade de tinta, com quatro quartos ou um galão de poliéster e a mesma quantidade de verniz você pinta e ainda sobra tinta. Mas antes de começar a usar a tinta homogenize a superfície, isto vai facilitar a cobertura. Boa sorte!

Odair Bartholomeu disse...

Muito bom, parabéns por vc compartilhar seu conhecimento, abçs.

Unknown disse...

Todos retok que faço está mapeando o fundo o que devo fazer

Unknown disse...

Todos retok que faço está mapeando o fundo o que devo fazer

Anônimo disse...

Boa noite Wilson!
Seguinte: Mandei retocar um arranhão da porta de meu carro, um fit cor prata, porém percebi que o retoque ficou mais escuro que a cor original do carro. Para que a cor fique mais próxima a cor do carro seria necessário o pintor/funileiro refazer o serviço??

Wilson Guttler disse...

Olá! Se a diferença no retoque ficou muito evidente, só pode ser corrigida com nova pintura, desta vez corrigindo o tom da tinta e/ou melhorando o alongamento.

Unknown disse...

Parabéns Wilson, você é um caso raro de profissionalismo e respeito pelo próximo. Deus te abençoe muito pelo que faz em prol desse ofício fascinante.

Unknown disse...

Muito bom mesmo seu trabalho.
Gostaria de tirar uma dúvida. Sou amador e fiz uma pintura nas portas do meu Punto e onde passei massa poliester e fundo P.U percebi que apos o polimento a tinta começou a desbotar e ficar aparecendo um pouco do fundo. Além do fundo seria necessário a aplicação do Wash Primer para ocorrer uma melhor aderência da tinta? O que me indicaria

Wilson Guttler disse...

Olá! O problema relatado está associado somente a pintura e não a preparação. A pintura não resistiu ao polimento e desnivelou. Pode ser devido ao verniz (camada muito fina), a catálise do mesmo (insuficiência de catalizador). Quando todos os requisitos para catálise, diluição e aplicação da tinta e do verniz forem efetivados a pintura poderá receber vários polimentos sem apresentar desníveis.

Bernardo disse...

Olá. Tenho dúvidas quanto à parte do verniz que você fez no parachoque. Seguinte: como faço esse retoque com o verniz? Porque no caso da tinta é só cobrir o local a aplicar, mas o verniz não vou passar na peça toda, então onde parar e como não deixar emenda do verniz anticoncorrenciais o verniz novo? Seria bom um vídeo explicativo. Obrigado e parabéns

Unknown disse...

Olá Boa noite.comprei um capô novo pro meu carro ele veio com uma proteção preta eu acho que fosfetizante.a dúvida e como ele é novo precisa passar massa pra pintar ou só o prime e tinta e pro último verniz.obrigado

Wilson Guttler disse...

Olá! Sendo uma peça nova, com revestimento preto, que normalmente é compatível com todos os acabamentos posteriores, você deve lixar levemente, sem a
necessidade de remover este fundo e aplicar um outro, mais encorpado (cinza) e a partir daí preparar para receber a tinta e o verniz.

Expositor Espírita disse...

Olá antônio quero parabenizar pela atenção dispensada a todas pessoas que lhe tiraram as suas dúvidas, eu estou passando por essa primeira experiencia em fazer um retoque no meu pálio, comecei pelo para-choque dianteiro, mas percebi que foi surgindo outros pequenos reparos, fui realizando os procedimentos conforme as suas orientações, agora ficou uma dúvida numa parte do teto a pintura esta um tanto fosca, meia queimada, quando passo um pano ela dá uma revitalizada, mas depois volta de novo a aparencia que estava antes, como eu devo proceder, uma lixada com uma lixa 1200 ou 1500 e depois passar o verniz será que ela volta a brilhar? pensei em polir primeiro, para depois usar esse procedimento o que vc. acha amigão? e quanto aos riscos quando ele é bem razinho uma polida poderá resolver, mas se ele é mais profundo como devo proceder? Grato...fico no aguardo....Joselito

Unknown disse...

Bom dia amigo acompanhando seu blog ,tenho uma dúvida estou fazendo um trabalho de reforma o famoso faça você mesmo,lixei uma cabine deixando na lata passei massa plástica taquiei deixando mais plano possível ao olhos e ao tato,pintei wasch primer e fundo PU 5100 porém agora onde teve a massa fica perceptível tipo mapeada e apareceu outros defeitos com partes onde precisa de alisar passar mais massa onde ta mais fundo,qual o procedimento devo fazer ?posso passar massa poliéster ou plástica em cima do fundo pu pra sanar esses defeitos?ou devo lixar até na lata de dono?desde já agradeço e desculpe pelo textão rs

Unknown disse...

Bom dia amigo acompanhando seu blog ,tenho uma dúvida estou fazendo um trabalho de reforma o famoso faça você mesmo,lixei uma cabine deixando na lata passei massa plástica taquiei deixando mais plano possível ao olhos e ao tato,pintei wasch primer e fundo PU 5100 porém agora onde teve a massa fica perceptível tipo mapeada e apareceu outros defeitos com partes onde precisa de alisar passar mais massa onde ta mais fundo,qual o procedimento devo fazer ?posso passar massa poliéster ou plástica em cima do fundo pu pra sanar esses defeitos?ou devo lixar até na lata de dono?desde já agradeço e desculpe pelo textão rs

Unknown disse...

Lindo trabalho... gostaria de uma dica se possivel.. meu carro esta pea ser pintado.. a cor eh azul metalico eu queria saber se é possivel im leve lixamento de lixa 400 ou 600 nele todo e reinvernizar...sabe me dizer se fica bom?ou deveria usar primer em todas as pecas pea aplicação da nova tinta? Meu email: thiagonascimento_83@hotmail.com

Unknown disse...

Pode lixar com uma lixa 2500 usando água e sabão neutro bem de leve

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