Após realizar a funilaria e a pintura deste fusca, resolvi também assumir o trabalho de tapeçaria, para não comprometer a qualidade da restauração. A seguir mostrarei apenas a parte referente ao teto, mas refiz também outras partes, só os bancos continuaram iguais já que estavam em perfeito estado.
Eis ai o teto, já sem a forração, após raspar os resíduos do forro antigo, iniciamos a instalação do novo...
Um detalhe importante neste trabalho foi que neste fusca as varetas de aço que sustentam e alinham o forro não eram as originais, sendo substituídas por ferros de estribo comuns, antes de tudo tive que ajustar as medidas e garantir que esta adaptação seria um sucesso.
Após ter uma boa ideia do posicionamento do forro, iniciei as colagens pela frente, modelando a abertura do para-brisas e na parte de encaixe por presilhas nas entradas de porta.
Após ter fixado as duas laterais, revestindo as colunas e contornando os vidros laterais, é feito a segunda parte do teto, esticando o forro.
A cada passo que avançamos nas colagens, vou recolocando os vidros. Ao lado a foto mostra que os vidros laterais já estão no lugar...
A parte atras do banco e logo abaixo do vidro traseiro, nós chamamos de "chiqueirinho", será totalmente reaproveitada, na foto ao lado as laterais que cobrem as caixas de roda já estão fixadas, bem como a forração do vão lateral...
Ao lado vemos o "chiqueirinho" totalmente revestido.
O vidro traseiro já foi colocado e resolvi reforçar com parafusos a fixação do forro do "chiqueirinho", pois este forro era muito pesado, e certamente com o tempo descolaria...
Comprados à parte, instalei os quebra-sois e o espelho retrovisor, aliás este espelho não era o original, muito menos os quebra-sois, mas isto é uma outra história (estas peças são diferentes para este ano de fabricação do fusca).
Ao lado a instalação terminada, já com os bancos e cintos de segurança, é claro que na instalação partes do forro sujaram, mas nada que não pode ser devidamente limpo ao término de tudo.
No detalhe ao lado, o resultado após a limpeza, bem como o alojamento da luz de teto já instalado. Às vezes precisamos realizar trabalhos que fogem ao nosso habitual, mas acho que valeu o esforço! Abaixo com orgulho eu mostro o fusquinha quase que totalmente reformado por mim. Obrigado pela visita e até a próxima!