domingo, 18 de setembro de 2011

A técnica de alongamento ou efeito degradê

Nos retoques em poliéster metálico ou poliéster liso, esta técnica é recomendada para evitar diferença de tonalidade, encaixando o retoque dentro de um painel,  ou igualando a tonalidade do retoque, alongando a pintura em um painel vizinho. Com isto, a impressão final é de que o carro nunca foi repintado, o que valoriza o   trabalho e a venda futura do veículo.
alongamento de retoque 001
  A foto à esquerda mostra a área do retoque, já com primer cinza e lixada com lixa 600, com o polimento das áreas limítrofes para que haja aderência da tinta e do verniz, (recomendo que seja polido a peça inteira que receberá o retoque).
alongamento de retoque 001As setas na foto à direita indicam o  movimento da pistola de pintura, pintar sempre de fora para dentro do retoque, o que diminui a área que será atingida pelo retoque (quanto menor, melhor). Aplique camadas de tinta com o leque fechado e com baixa pressão de ar, para que não aumente muito a área do retoque, até que o fundo seja totalmente encoberto.
Após haver encoberto totalmente o fundo cinza, começa o efeito degradê, na foto ao lado, perceba que não foi atingida uma área muito além do primer cinza, devido à pintura ser feita de fora pra dentro, e por  que o leque estava fechado, para o efeito degradê, abra o leque e aumente a pressão da pistola, aumente e área do retoque, mas não aplique demãos molhadas, somente escondendo as emendas, sempre pintando a menor área possível.

Na foto à direita, observe a homogeneização do retoque e note que o brilho foi quebrado, mas não houve cobertura, pois o empapelamento sequer foi marcado com a pulverização, porém a marca de emenda sumiu. É este o resultado que se espera de um retoque, agora basta encaixa-lo dentro do verniz, atentando que também o verniz será um retoque, portanto haverá cuidados extras na aplicação. Primeiro aplique uma passada de verniz, empoeirada, encobrindo toda a área do alongamento, após 15 minutos aplique a segunda passada molhada, já observando a textura e o brilho final.
Após 15 minutos, afine o verniz com mais 25% de diluente e efetue a última passada, alongando a área de aplicação do verniz para evitar a calcinação do retoque e facilitar o polimento, que será efetuado no dia seguinte, de preferência.




Qualquer dúvida estou aqui ! Até a próxima!!!