domingo, 18 de setembro de 2011

A técnica de alongamento ou efeito degradê

Nos retoques em poliéster metálico ou poliéster liso, esta técnica é recomendada para evitar diferença de tonalidade, encaixando o retoque dentro de um painel,  ou igualando a tonalidade do retoque, alongando a pintura em um painel vizinho. Com isto, a impressão final é de que o carro nunca foi repintado, o que valoriza o   trabalho e a venda futura do veículo.
alongamento de retoque 001
  A foto à esquerda mostra a área do retoque, já com primer cinza e lixada com lixa 600, com o polimento das áreas limítrofes para que haja aderência da tinta e do verniz, (recomendo que seja polido a peça inteira que receberá o retoque).
alongamento de retoque 001As setas na foto à direita indicam o  movimento da pistola de pintura, pintar sempre de fora para dentro do retoque, o que diminui a área que será atingida pelo retoque (quanto menor, melhor). Aplique camadas de tinta com o leque fechado e com baixa pressão de ar, para que não aumente muito a área do retoque, até que o fundo seja totalmente encoberto.
Após haver encoberto totalmente o fundo cinza, começa o efeito degradê, na foto ao lado, perceba que não foi atingida uma área muito além do primer cinza, devido à pintura ser feita de fora pra dentro, e por  que o leque estava fechado, para o efeito degradê, abra o leque e aumente a pressão da pistola, aumente e área do retoque, mas não aplique demãos molhadas, somente escondendo as emendas, sempre pintando a menor área possível.

Na foto à direita, observe a homogeneização do retoque e note que o brilho foi quebrado, mas não houve cobertura, pois o empapelamento sequer foi marcado com a pulverização, porém a marca de emenda sumiu. É este o resultado que se espera de um retoque, agora basta encaixa-lo dentro do verniz, atentando que também o verniz será um retoque, portanto haverá cuidados extras na aplicação. Primeiro aplique uma passada de verniz, empoeirada, encobrindo toda a área do alongamento, após 15 minutos aplique a segunda passada molhada, já observando a textura e o brilho final.
Após 15 minutos, afine o verniz com mais 25% de diluente e efetue a última passada, alongando a área de aplicação do verniz para evitar a calcinação do retoque e facilitar o polimento, que será efetuado no dia seguinte, de preferência.




Qualquer dúvida estou aqui ! Até a próxima!!!

6 comentários:

Natan disse...

Boa tarde amigo, parabéns pelo seu blog. Fiquei com uma duvida, você retira o verniz da peça inteira, ou somente da área a ser pintada? não seria interessante passar o verniz na peça inteira para não dar diferença com o tempo devido a tinta do alongamento estar sendo aplicada em cima do verniz antigo do restante da peça? ou isso não acontece? obrigado!

Wilson Guttler disse...

Olá Natan, obrigado pelo elogio e visita. Este retoque foi devido a um corte ocasionado por uma pequena batida, foi feito a soldagem e preparação para o retoque, é claro que nesta parte houve a retirada do verniz e tinta, tudo foi nivelado e isolado. Finalmente lixado e polido em suas áreas limítrofes(polir alem da área pintada). A ação do tempo pode mostrar o retoque, porem se encerarmos o carro com cera protetora (que protege contra raios UVA e UVB), o carro só será retocado novamente se for batido e arranhado de novo, e não por depreciação do retoque.

Dony SP in natura disse...

Ola amigo, agradeço muito seu trabalho...estou tirando muito aproveito como este seu blog....tenho uma dúvida.... ao jogar a tinta poliester nas parte que foram só polidas não haverá problema de aderência do material sob a área! outra coisa a última demão de verniz de alongamento, não ficará muito fina para o polimento...mais uma vez agradeço.Donizete SP

Wilson Guttler disse...

Olá, Donizete! Bem o polimento é para promover a aderência e o material depositado sobre as áreas polidas deve ser menos espesso do que nos locais lixados. Perceba que o polimento é também uma espécie de lixamento (promove minúsculos riscos na pintura), só que com material abrasivo mais fino. O alongamento deve fundir-se com a pintura antiga e isto se dá com a secagem total do material. Ao polir um retoque recente devemos ter cuidado com as bordas do retoque, preferencialmente elas devem ficar lisas já nas aplicações (com textura igual a pintura antiga) e receber apenas uma cera protetora. Abraços!

Anônimo disse...

Boa noite tenho dificuldades em retoque matar emenda de verniz sempre fica manchado.. alguma dica.

Unknown disse...

Boa tarde meu amigo .

Tenho uma dúvida eu comprei um carro de um senhor que qualquer risco levava o carro para retoque com peguei com um preço bom e aprovado no laudo cautelar

Só que na lateral direita tenho uma diferença de cor entre as portas pois a porta dianteira e o paralama foram retirados e quando o carro fica no sol se percebe uma leve diferença entre as portas e para choque como posso resolver isso sem fazer a pintura da lateral inteira desde já agradeço.