sábado, 20 de agosto de 2011

Fotos seqüenciais de restauração em veículo amassado.

                À seguir fotos e um pequeno descritivo, de um trabalho de restauração feito em um gol “quadrado”.


 passo a passo gol e audi 016  A primeira foto mostra amassado na coluna do této, de difícil acesso.


passo a passo gol e audi 017  Já a segunda, amassado “aberto” em porta, mais fácil de restaurar, pois o local é mais acessível, e pode-se usar ferramentas de dentro pra fora.


passo a passo gol e audi 018  Esta mostra amassado “fechado”, ou seja sem acesso algum.



passo a passo gol e audi 051    Aqui, nesta foto o amassado foi rebatido e o lixamento foi feito dentro e nas bordas da área afetada .


 passo a passo gol e audi 052  Nesta foto, uma outra técnica de desamassamento, após o alinhamento, os afundados foram repuxados com auxilio de parafusos, como foi detalhado na página "Amassados: Técnicas e procedimentos".

 passo a passo gol e audi 056  Amassado repuxado com a mesma técnica dita acima.


 passo a passo gol e audi 058  O trabalho evolui para o masseamento.


 passo a passo gol e audi 059  passo a passo gol e audi 066   Lixamento com a definição das formas originais.

 passo a passo gol e audi 001  passo a passo gol e audi 002  Aqui a funilaria esta encerrada, começa o processo de pintura.


 passo a passo gol e audi 004  passo a passo gol e audi 009  A correção dos riscos mais profundos com massa rápida.


 passo a passo gol e audi 011  passo a passo gol e audi 012 O lixamento com lixa de número 150, à seco.


 passo a passo gol e audi 014  passo a passo gol e audi 017 Aplicação de primer para selar a massa.

 passo a passo gol e audi 018  passo a passo gol e audi 019 Aplicação de base, preparando o caminho para a tinta definitiva.


 passo a passo gol e audi 020  passo a passo gol e audi 024 A aplicação da tinta, controlada do começo ao fim.


 passo a passo gol e audi 029  passo a passo gol e audi 030 A homogeneização do trabalho, efeito ”degradê”.


 passo a passo gol e audi 031 Logo após a aplicação do verniz, o desempapelamento.


 passo a passo gol e audi 036  passo a passo gol e audi 034 Primeira etapa do polimento, lixar com 1200.


  passo a passo gol e audi 040 Falta pouco! Polimento com máquina politriz…


  passo a passo gol e audi 046 Este serviço foi completado em cinco dias, com apenas um profissional trabalhando, qualquer dúvida na consecução deste trabalho, estou a sua disposição. Até a próxima postagem, tchau!

16 comentários:

Parlita disse...

Muito legal o seu Blog... conteúdo interessante e inteligente, espero que muitas pessoas acessem e sigam.
Muita Sorte!

Wilson disse...

obrigado!

Anônimo disse...

e isso ai wilson gostei da forma que demonstrou seu lindo trabalho parabens SAMIRA

Uberlan B. disse...

Poderia colocar aqui muitas frases de efeito copiadas dos outros para exprimir a minha satisfação, Porém como não possuo talento para criar a minha própria frase, só vou agradecer pelo seu empenho em passar conhecimento.
Uberlan

jorge espinosa disse...

exelente a sua dica

marcos antonio disse...

Bom trabalho cara e boa sorte em tudo! Abçs!

Wilson Guttler disse...

Muito obrigado Marcos! Desejo o mesmo para você...Abraços!

Anônimo disse...

otimo seu blog irmao,preciso pintar um gol quadrado,eu mesmo vo faze a pintura.lataria ta otima,e so pintura mesmo gostaria de algumas dicas de material.abraço.

Wilson Guttler disse...

Obrigado pela visita e elogio! Para as dicas sobre o material na pintura do seu Gol, é preciso saber se ele é de cor lisa ou metálica e se será pintado inteiro ou não, me diga por e-mail ou aqui mesmo que eu respondo. Abraço!

otto faria disse...

Muito bom seu trabalho. Depois teria como postar algumas dicas para micro-pintura em cores claras e metálicas, que são as menos recomendadas? É possível realizar esse serviço em pinturas claras e metálicas com um resultado satisfatório?

Wilson Guttler disse...

Sim Otto, minha próxima postagem será sobre micro-retoque em poliéster metálico e a cor do carro é o prata bari da Fiat. Obrigado pela visita!

Leka 2013 DF disse...

Olá! Em primeiro lugar, Parabéns pelo seu trabalho.
Bom, tenho um voyage 2012 prata. E encostei no portão, daí descascou questão de 1cm no para choque. tem como reparar isso sem ter que pintar a peça inteira? E qual o método usado? É micro pintura ou o que?
Espero sua resposta, e desde já agradeço!

Wilson Guttler disse...

Olá Leka! Sim, um dano pequeno como este que vc cita pode ser retocado e chamamos de "micro retoque", inclusive tenho uma postagem sobre os micro retoques. Obrigado pela visita!

Leka 2013 DF disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento, e mais uma vez parabéns pelo trabalho!
Sucesso e qlq dúvida entro em contato.
Um abraço.

Unknown disse...

Olá !
Estou com um projeto de restaurar um Uno Turbo 95/96. A caixa de ar está com amassado no ponto de apoio do cavalete. Pode passar um dica de como desamassar.
Desculpe a pergunta pois sempre tive o sonho de reformar ele.Estou estudando funilaria.

Obrigado
Wesley

Wilson Guttler disse...

Bem Wesley, amassados como este são resolvidos com recorte. Estude o amassado e defina aonde cortar. Sempre procure trabalhar a menor área possível. Ao soldar o recorte use preferencialmente uma solda tipo mig (para não destemperar as partes internas sem acesso para o tratamento anti-ferrugem).