quarta-feira, 13 de junho de 2012

O estado em que estava o glorioso fusca branco

Se existe algo de mais triste em uma oficina, é a ausência de trabalho, pensando assim, comprei um fusquinha todo podre e amassado, com a agravante de que o motor, cambio e demais componentes estavam bem avariados... Minha intenção era restaura-lo nos dias em que a demanda de trabalho na oficina fosse pequena e vende-lo, mas logo que comecei o trabalho, fui tendo muitas idéias, e o trabalho foi tomando vida própria. Não sei bem como este fusca vai ficar, mas de início vou usa-lo como laboratório para demonstrar procedimentos vários que são rotina em um trabalho de funilaria. No momento penso apenas em restaurar a originalidade, tal como ele chegou, mas futuramente, vou personaliza-lo, mas isto já é motivo para uma nova postagem... Para começar mostrarei algumas fotos do estado em que o coitadinho chegou aqui...

Amassados: Teto, frente (foto acima), os quatro para-lamas e uma batida que entortou o facão da suspensão traseira, mostrado na foto ao lado. Mas isto não é nada... O pior estava por vir! Quando comecei a desmontagem percebi o tamanho do trabalho que estava à minha espera... A corrosão da carroceria era geral, e não havia nada que não devesse ser consertado! Na medida que fui desmontando apareciam mais e mais buracos escondidos sob massas e borrachas!








Neste detalhe: a massa plástica está encobrindo boa parte dos buracos e ferrugem...





                        detalhe do facão torto: O fusca rodava mesmo assim. Com as rodas todas desalinhadas!



Eu dei uma volta com ele após a compra, tudo chacoalhava e rangia... A carroceria estava solta?! Chassis rachado?! Ou tudo isto junto, bom veremos mais tarde...





      O motor: Notem o frasco de óleo (cheio de óleo usado) que o antigo dono completava todo dia, para não travar de vez, além de vazamento de óleo, (pelos tuchos e retentores) ele queimava óleo (folga nos cilindros) soltando fumaça branco pelo escape...




Sob toda sujeira, vemos que a carroceria esta solta, em ambos os lados!






Aqui, um detalhe do assoalho, percebe-se que a caixa de ar também esta muito apodrecida...




Detalhe da lateral traseira direita: ferrugem e sujeira!...









Canaleta do teto, ao longo dela muitas bolhas de ferrugem, e em vários pontos já esburacados...






...Ambas as portas, onduladas e enferrujadas (trocar fundo de porta?)









...Túnel,  assoalhos, caixas-de-ar, chapéu-de-napoleão, pés-de-coluna, laterais dianteiras e traseiras, tudo carcomido pela ferrugem!






Caixa de estepe: A foto não revela a ação do ferrugem, estava toda esburacada!







O que é isto!? É um pedaço do carro,(detalhe da lateral esquerda) que está caindo, todo recoberto de terra, poeira impregnada!



Pois é... Quando formos desmontando, veremos que a situação é pior do que imaginamos! Em postagens futuras, mostrarei a restauração deste grandioso carro, que heroicamente rodava pelas ruas de São Paulo neste estado... Um verdadeiro campeão!!! Até lá... Abraços.

3 comentários:

Artes e Computadores disse...

ola e ai como tem fotos da restauração e dicas do fusca tb estou comessando a restaurar o meu e queria dicas...

Wilson Guttler disse...

Olá! Qualquer dúvida sobre a restauração do seu fusca, é só faze-la aqui ou por e-mail, abraços!

Wander Lopes disse...

Boa noite. O túnel do meu está enferrujado por dentro. Tem como recuperar? Funileiro recomendou comprar outro chassi e pedir remarcação... Grato