quinta-feira, 21 de abril de 2016

A Forração do Teto do Fusca



Após realizar a funilaria e a pintura deste fusca, resolvi também assumir o trabalho de tapeçaria, para não comprometer a qualidade da restauração. A seguir mostrarei apenas a parte referente ao teto, mas refiz também outras partes, só os bancos continuaram iguais já que estavam em perfeito estado.





Eis ai o teto, já sem a forração, após raspar os resíduos do forro antigo, iniciamos a instalação do novo...








Um detalhe importante neste trabalho foi que neste fusca as varetas de aço que sustentam e alinham o forro não eram as originais, sendo substituídas por ferros de estribo comuns, antes de tudo tive que ajustar as medidas e garantir que esta adaptação seria um sucesso.






Após ter uma boa ideia do posicionamento do forro, iniciei as colagens pela frente, modelando a abertura do para-brisas e na parte de encaixe por presilhas nas entradas de porta.







Após ter fixado as duas laterais, revestindo as colunas e contornando os vidros laterais, é feito a segunda parte do teto, esticando o forro.










A cada passo que avançamos nas colagens, vou recolocando os vidros. Ao lado a foto mostra que os vidros laterais já estão no lugar...







A parte atras do banco e logo abaixo do vidro traseiro, nós chamamos de "chiqueirinho", será totalmente reaproveitada, na foto ao lado as laterais que cobrem as caixas de roda já estão fixadas, bem como a forração do vão lateral...









Ao lado vemos o "chiqueirinho" totalmente revestido.









O vidro traseiro já foi colocado e resolvi reforçar com parafusos a fixação do forro do "chiqueirinho", pois este forro era muito pesado, e certamente com o tempo descolaria...







Comprados à parte, instalei os quebra-sois e o espelho retrovisor, aliás este espelho não era o original, muito menos os quebra-sois, mas isto é uma outra história (estas peças são diferentes para este ano de fabricação do fusca).








Ao lado a instalação terminada, já com os bancos e cintos de segurança, é claro que na instalação partes do forro sujaram, mas nada que não pode ser devidamente limpo ao término de tudo.








No detalhe ao lado, o resultado após a limpeza, bem como o alojamento da luz de teto já instalado. Às vezes precisamos realizar trabalhos que fogem ao nosso habitual, mas acho que valeu o esforço! Abaixo com orgulho eu mostro o fusquinha quase que totalmente reformado por mim. Obrigado pela visita e até a próxima!






11 comentários:

Janaína D´Angelo disse...

Que lindo que ficou, parabéns! Muito bem feito o seu trabalho!

Wilson Guttler disse...

Obrigado Janaína, pelos elogios e também pela visita aqui no TPF! Valeu!

Fusca 66 série 2 disse...

Oi Wilson tudo em paz? Não sei se vai lembrar de mim, mas estive no ano passado na sua oficina acompanhado de meu pai com um Passat cinza. Não desisti dele, mas algumas coisas aconteceram no percalço. Estou com um Fusca 66, de um único dono.Gostaria de um dia poder leva-lo em sua oficina para uma avaliação. Continuo admirando e espalhando para os amigos, seu bom trabalho...grande abraço!

Wilson Guttler disse...

Olá Fusca 66 serie 2! Lembro sim! Obrigado pelos elogios! Sua visita será bem-vinda!

Anônimo disse...

Parabéns pelo serviço, em minha opinião ficou muito bonito, o forro do meu gol 88 está ruim e gostaria de umas dicas suas de onde comprar o material novo do forro e presilhas de fixação, mais uma vez parabéns.

Unknown disse...

Muito bom o serviço! Está de parabéns pelo blog! Sempre que surge uma dúvida acho a resposta por aqui! E não deixe de produzir conteúdo pois é de grande valia! Abcs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabéns pelo tutorial de instalação do forro de teto! Já vai ajudar a colocar o do meu fusca e sobra mais grana pra investir em outras peças. Obrigado Claudinei Bonfim

Unknown disse...

Parabéns ficou show o seu fusca !!! Sou apaixonada por esse tipo de carro meu esposo também na reformando o meu fusca 77 !!! Também temos que colocar o forro no teto rsrsr .. creio que vai dar tudo certo!!! Parabéns pelo seu trabalho.

Unknown disse...

Parabéns, ficou show, preciso trocar o meu do Fusca 75, tem algumas dicas a dard
Desde de já agradeço e mais uma vez parabéns pelo trabalho.

Unknown disse...

Amigo qual o ano dessa forração 75?