quarta-feira, 20 de abril de 2016

O capô traseiro do fusquinha sem aberturas


   

Todos os fusquinhas mais antigos, anteriores a 1970, não possuíam aberturas para ventilação, nem por isto os motores aqueciam, dado que a refrigeração conseguida através destas aberturas é desprezível. Que eu saiba, mesmo quando o fusca recebeu modificações mais evidentes como por exemplo nos faróis, capôs dianteiro e traseiro (ficaram mais curtos) e nos para-choques que deixaram de ter peças tubulares, o capô traseiro ainda permanecia sem as aletas de ventilação. Isto ao meu ver só ocorreu (o surgimento das tais aletas) quando o fusca ganhou mais potência, passando de 1300 para 1500 cc. Além da potencia extra, o capô ganhou aletas. Entretanto, os fusca de 1300 cc continuavam a ser fabricados e entre outras diferenças, com o capô sem aberturas. Com o passar dos tempos, devido aos donos preferirem, ou ao fato de que numa necessidade de troca, a opção mais atrativa era aquela que era usada pelo carro mais caro e potente, a grande maioria dos fusquinhas, independente da potencia, acabou utilizando os capôs com ventilação. A seguir eu vou mostrar um passo a passo na restauração de um destes capôs originais:




Aqui está ele, esta cor apesar de ser uma repintura, deve ser original, pois se não me engano este era o bege palha, que pintou tanto nos fuscas 1300 (que usava este capô) como os 1300 L. Estes últimos usando os capôs com ventilação.







Como a peça estava totalmente íntegra quanto a amassados, eu apenas tampei com soldas os buracos que foram feitos para a colocação de placas e suportes de placas em anos anteriores e realizei uns pequenos remendos na dobra de reforço...Evidentemente deixei intacto os furos para a lacração junto ao DETRAN.








Quanto a aba de reforço, ao lado a foto mostra como foi corrigida, levando em conta que os furos de escoamento originais foram preservados, fiquei satisfeito com o resultado.










Lixado e nivelado nos pontos críticos, já na massa rápida...









Na parte interna apliquei um pouco mais de material, para dar menos ruído, encorpando a espessura da chapa com um revestimento apropriado o "batida-de pedra".





A seguir apliquei um fundo cinza, finalizando a restauração. A partir daqui é só lixar e repintar na cor do fusquinha que vai receber esta peça.



   

Bem... Se você possui um fusca 1300, o famoso fusquinha e quer deixa-lo original também neste detalhe, eis aí a oportunidade, coloquei ele na minha lojinha aqui do blog... >>> Lojinha Virtual  Até a próxima!!

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